top of page
imagem tucca adesivo.jpg

A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998   por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado.

 

Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, uma referência na Zona Leste de São Paulo. A escolha do parceiro foi estratégica. Até então, todos os centros especializados em oncologia pediátrica estavam localizados nas Zonas Central, Oeste ou Sul da capital paulista, dificultando o atendimento de moradores da Zona Leste, região mais carente e de maior densidade demográfica, localizada perto de populosos municípios da Grande São Paulo.

 

Por meio dessa união, a TUCCA aplica recursos próprios, direta e exclusivamente, no que faz diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados.

 

Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar acompanha os pacientes e seus familiares durante o tratamento do câncer e até seu retorno às atividades diárias.

 

Este apoio inclui ainda serviços como transporte, classe escolar hospitalar e várias atividades complementares, como aulas de arte (Arteando na TUCCA) e oficinas de culinária (projeto Chefs pela Cura), sempre visando oferecer um cuidado integral, priorizando a qualidade de vida do paciente e de sua família. 

 

Por meio da assistência social, a Associação oferece alimentação aos pacientes e acompanhantes nos dias de tratamento, além de cestas básicas e de todo o apoio necessário, uma vez que muitas famílias vêm de outros estados e ainda estão se adaptando à nova realidade.

 

Desde a sua fundação, já assistiu mais de 3.900 pacientes, alcançando taxas de cura próximas a 80% - índice igualado aos centros de referência no tratamento do câncer infantojuvenil da Europa e Estados Unidos.

1.jpg
bottom of page